segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Fim de ano, tempo de reflexão...

Sei que o bordão está meio batido, mas faz todo o sentido! Tempo de repensar nossos atos, pensar no futuro, mas aproveito para dar um modesto conselho, que muitos esquecem de fazer: não deixem a sua vida passar em branco, não pensem somente no futuro, pois o hoje é muito importante.
Digo isso caros amigos, com um profundo pesar, advindo do falecimento de uma colega de sala, de apenas 21 anos, que teve a vida tragicamente interrompida por um acidente de trânsito. Viva o hoje intensamente, claro que pensando sempre em um amanhã melhor, mas não deixe que o futuro, o sucesso, o dinheiro, se tornem obsessões em sua vida. Prosperidade ajuda, claro, mas não é nem perto de ser o mais importante. Conheço pessoas muito bem em sua vida financeira, que não passam um dia sem reclamar, sem sentir um vazio imenso em sua vida. Conheço também pessoas muito pobres, para as quais a vida é um desafio diário, mas não aquele desafio de pagar uma parcela do carro, uma conta de internet, nem nada do tipo. Para estas pessoas o desafio está em encher um prato de comida para a família, com seu suor, e sabendo que precisarão trabalhar muito para conseguir este intento... Mas nem por isso encaram a vida de forma triste e carrancuda, estão sempre com um sorriso no rosto, agradecendo a Deus, e sempre de bem com a vida e felizes. Para mim, este é um verdadeiro exemplo de vida, e de como devemos lidar com o rumo ao qual direcionamos nossas vidas.
Dificuldades, todos vamos ter, bem ou mal, ricos ou pobres. E o que fazer então para não deixar que os percalços abalem nossa existência? Simples, não leve a vida tão a sério... Parece coisa meio de hippie ou algo assim, mas não é. Não deixe os problemas parecerem maiores do que são, tire um dia de folga, faça uma viagem, vá à praia, vá pescar, jogar um futebol com os amigos, ou simplesmente ligue para um amigo que você não vê a tempo, e diga a ele o quanto é importante para você saber que ele está bem. As coisas mais belas de nossas vidas, as coisas que para sempre nos marcarão, são as pequenas coisas. Você provavelmente não lembrará exatamente do dia em que comprou um carro zero, mas com certeza lembrará do seu primeiro beijo, daquele gol de placa que você marcou no jogo de fim de ano com os colegas, daquela música que você dançou em cima da mesa na festa de aniversário do seu amigo, do tombo que levou na sala de aula, ou daquela viagem que você fez com seus melhores amigos. O simples da vida é tão simples, é tão gratificante, é tão fácil, que a maioria de nós esquece de perceber e dar valor. Nos preocupamos com grandes realizações, temos ambição, e isso não é ruim, mas nos esquecemos do quão importante para as pessoas próximas da gente, um pequeno gesto de amizade, de carinho.
Nossos dias estão cada vez mais loucos, e isso me preocupa. Agimos com estranheza ao sermos cumprimentados por uma pessoa que não conhecemos, enquanto andamos na rua. Um simples "boa tarde" nos parece assustador por vezes. Estamos nos distanciando de tudo o que é realmente importante, e será que vale a pena? A tecnologia com certeza é uma maravilha, mas devemos dosá-la, e saber que nada é mais importante para um ser social do que o convívio social, e o contato direto com as pessoas.
Acredito que esse convívio social é um dos motivos do meu gosto pela política, o contato com pessoas diferentes, novas amizades, novas metas, novos ares, novos desafios, isso sim é realmente gratificante. O universo político nos proporciona muito conhecimento, as vezes bom, as vezes ruim. O lado ruim é o jogo de interesses, o pensamento maquiavélico de alguns, o oportunismo, mas isso existe em qualquer área, creio eu. O lado bom, que compensa muito o envolvimento, é conhecer pessoas retas, de bem, que possuem ética e ideais, simples de coração, e que não se deixam abalar, buscando sempre contribuir para o crescimento da sociedade como um todo, e ajudando a limpar um pouco da má fama que circunda este universo.

Expresso aqui meu profundo luto pelo falecimento desta minha colega de sala, uma pessoa simples, boa, e de uma alegria que contagiava todos a seu redor, que me induziu a fazer esta reflexão sobre o que realmente vale a pena em nossa vida, e a pensar nos dias de forma mais individuais, vivendo a vida devagar, e passando pelo mundo de forma alegre e marcante.

Um grande abraço aos meus amigos e leitores José Pereira, Ritali,Cesar "Pimentinha" Berger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário