quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Analisando os Resultados das Urnas no PR...



Boa tarde queridos amigos (a primeira imagem trata-se da votação ao Senado SOMENTE EM FOZ, a segunda os votos gerais para o Governo em TODO O PR.

Venho novamente manifestar minha indignação com nosso povo iguaçuense, e com nossas lideranças políticas da fronteira. Indignação que se explica pelos resultados pífios obtidos nas urnas, elegendo apenas um deputado estadual, para nossa cidade de mais de 300 mil habitantes.É pouco, é quase nada. Reni Pereira absoluto, com mais de 50 mil votos, consolida-se como uma das poucas grandes lideranças políticas, e na minha opinião, credencia-se fortemente a ocupar o lugar do MacDonald no próximo pleito municipal. Reni fez uma campanha grande, é correto afirmar, mas também tenho acompanhado seu excelente trabalho na Assembléia, com projetos que beneficiam o cidadão, e por isso se fez merecedor da grande quantia de votos obtidos nas urnas.
É com tristeza que vemos a perda de duas cadeiras na Assembléia, e novamente não adquirindo nenhuma no Congresso Nacional, o que mais uma vez atrasa um possível crescimento que poderia acontecer para nossa cidade. Um deputado federal genuínamente iguaçuense poderia, por exemplo, acelerar uma duplicação da BR 277, da BR 369, estruturar ainda mais nossa cidade para sua real vocação, que é o turismo, e credenciar Foz do Iguaçu definitivamente como destino do mundo. Me revolta saber que, além de nossas lideranças políticas não terem a força que muitos e inclusive eles pensam ter, e que o ego de grande parte destes é maior do que sua real capacidade de voto, o que ficou demonstrado nas urnas. Graças a estes e mais alguns fatores, ficaremos novamente mais quatro anos sem representação no cenário federal, a não ser que o Professor Sérgio venha a assumir (pois é primeiro suplente).
A realidade é que Foz do Iguaçu necessita de novas lideranças políticas, que empolguem realmente seus cidadãos a apoiarem os mesmos, e no momento vejo Reni Pereira como um dos poucos nomes que poderiam algo a mais nas urnas, apesar de não ser do mesmo partido do Deputado, tenho que reconhecer, pois isso é visto por todos. Necessitamos de maior participação da juventude, universitários, e maior envolvimento da sociedade em geral, para que um dia possamos mudar o quadro ora existente, de total desleixo político, trazendo graves consequencias para nossa cidade em todos os aspectos.
O primeiro trabalho da Juventude PSDB Foz do Iguaçu, será uma campanha para conscientizar os jovens sobre o voto, e sobre a importância dos mesmos participarem da política, e obterem seu título de eleitor, para participar da democracia e exercerem efetivamente seu papel dentro da sociedade como cidadãos. Como já dito por meu amigo José Pereira, secretário do PSDB Foz, "o voto é a principal célula da democracia". E esta célula tem que ser mais pensada, mais analisada, por parte de seu portador.

EM TEMPO
E a Marina, será que vai apoiar o PT, que passou por cima dela enquanto ministra, para atender uma solicitação política (passando por cima de laudos ambientais contrários à construção de Belo Monte). Essa é a forma do PT fazer política, desrespeitando laudos ambientais, em nome de interesses políticos. Será que Marina vai pedir benção àqueles que a enxotaram de seu antigo PT?

PESQUISAS

E os institutos de pesquisa, será que ainda terão algum crédito? Erraram feio na eleição presidencial (coincidentemente erraram para baixo tanto para Serra quanto para Marina), e erraram bastante para cima pró-Dilma. Será que erraram mesmo? E no Paraná a coisa foi pior... Erraram fora de qualquer margem, dando empate entre Beto Richa e Osmar, e no fim das contas vocês viram... 7 pontos de diferença. Para Senador nem se fala, pois erraram MUUUUUUUUUUITO feio favorecendo Requião, e tirando praticamente do páreo Fruet e Barros. Na última pesquisa Fruet despontava com 27% (dividindo por 2 pois são dois votos, 13,5%), e o resultado final foram incriveis 10 pontos para cima, ou seja, 23%. No caso de Ricardo Barros, foi pior ainda, pois as pesquisas o indicavam com 16 (ou 8%) e ele chegou a incríveis 20%. Já no lado dos aliados de Lula e Dilma, a pesquisa ficou dentro da margem. Requião ficou na margem da pesquisa ibope, e Gleisi também. O que revolta é que erraram muito feio para baixo nas pesquisas em se tratando dos aliados de Beto Richa. Será que novamente houve um erro? Pra mim, Gustavo Fruet ficou de fora por conta destas pesquisas digamos que "estranhas".

BETO RICHA GOVERNADOR

Venho também parabenizar nosso governador eleito, Beto Richa, com mais de 52% dos votos do Estado. Ainda estamos comemorando nossa "vitória" aqui em Foz. Apesar de perder por 1% para o Osmar (49 a 48%), e de deixarmos o Requião em 4o lugar na votação para o senado, e lutarmos contra todo o dinheiro investido pela prefeitura, e pela Itaipu do PT, nossos poucos e valentes militantes conseguiram empatar o jogo. Basta lembrar que as pesquisas mais otimistas davam no mínimo 10% de vantagem para o candidato do PDT às vésperas da eleição (tanto que a coordenação de campanha do PSDB centrou esforços nos últimos dias na terra das cataratas). E basta verificar que em todas as cidades da região exceto Cascavel, perdemos para o PDT em uma margem bem maior que a verificada em Foz. Ficamos felizes com o reconhecimento por parte dos organizadores da campanha e correligionários de todo o Estado. Mas eu, particularmente, fiquei mais feliz ao ser parabenizado por diversos colegas na faculdade, que reconheceram a importância da mobilização jovem nesta vitória do nosso candidato. Agora é mostrar serviço, "seu" Beto.

BOA TARDE, FOZ DO IGUAÇU

Nenhum comentário:

Postar um comentário